Ar condicionado: Compreender o consumo de energia e poupar energia

As soluções de ar condicionado da Carrier asseguram temperaturas acolhedoras dentro das suas quatro paredes durante todo o ano. Proporcionam à sua casa um calor amigo do ambiente no inverno e ajudam a combater eficazmente o calor extremo no verão. Isto é possível com unidades de ar condicionado, que podem ser facilmente adaptadas em muitos casos. Mas quanta eletricidade consome realmente esta tecnologia? Que factores determinam o consumo de energia de um sistema de ar condicionado e como pode ser reduzido? Fornecemos respostas às perguntas mais importantes e dicas simples para o ajudar a poupar imediatamente nos custos de refrigeração.

Factores que influenciam o consumo de energia de um sistema de ar condicionado split

O facto de um sistema de ar condicionado ter um consumo de energia elevado ou baixo depende de vários factores. A eficiência é o fator decisivo. Por exemplo, as soluções modernas da Carrier funcionam com inversores. Isto adapta a potência da tecnologia à procura atual, para que nunca consuma mais do que o necessário. Em comparação com um sistema convencional que funciona continuamente com a mesma potência, o consumo de energia de um sistema de ar condicionado com um inversor é mais de 40 por cento inferior.

A seguinte visão geral mostra quais os factores que também afectam o consumo de energia de um sistema de ar condicionado split:

A classe de eficiência energética mostra até que ponto a tecnologia funciona de forma económica. Enquanto os aparelhos de ar condicionado das classes A++ ou A+++ têm um baixo consumo de energia, os aparelhos das classes E, F ou G requerem significativamente mais energia eléctrica. Existe normalmente uma diferença de 50 por cento no consumo de energia entre os aparelhos de ar condicionado da Carrier das classes A+++ ou A+++ e os aparelhos da classe B.

A forma como a tecnologia funciona tem uma grande influência na classe de eficiência alcançável. Dispositivos como os sistemas de ar condicionado split da Carrier funcionam com um inversor, que adapta a potência à procura. Como resultado, o consumo é geralmente mais de 40 por cento inferior ao dos sistemas convencionais que funcionam continuamente com a mesma potência.

O consumo de eletricidade de um sistema de ar condicionado para aquecimento é diferente do consumo de energia eléctrica para arrefecimento. A razão para isso são as diferentes condições de temperatura - mesmo que o processo técnico seja efetivamente idêntico.

O consumo de energia de um aparelho de ar condicionado também depende em grande medida da potência em watts. Isto indica a quantidade de calor que um sistema pode dissipar num determinado período de tempo. Quanto maior for o valor numérico de um aparelho de ar condicionado, maior será o consumo de energia por hora. Mas atenção: um sistema demasiado pequeno pode consumir menos, mas pode não atingir as temperaturas desejadas.

O edifício em si também influencia o consumo de energia de um sistema de ar condicionado: as divisões são pequenas, as paredes são isoladas e as janelas são sombreadas? Nesse caso, a tecnologia consome normalmente muito pouco. Por outro lado, as divisões grandes com janelas abertas e fachadas sem isolamento deixam entrar mais calor, o que significa que o arrefecimento consome mais energia.

Outro fator importante é a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura exterior. Quanto menor for esta diferença, menor será o consumo de eletricidade de uma unidade de ar condicionado.

Os seus hábitos de utilização também influenciam o consumo de energia de um sistema de ar condicionado Carrier. Quanto mais frequentemente utilizar a tecnologia, mais energia esta consome.

Ar condicionado: Calcular o consumo de energia passo a passo

Se quiser calcular o consumo de energia de um ar condicionado, isso depende da potência eléctrica do aparelho. Enquanto os aparelhos de ar condicionado móveis têm uma potência de cerca de 500 a 900 watts, os sistemas split da Carrier funcionam normalmente num intervalo de 190 a 1720 watts. Os sistemas multi-split, que climatizam várias divisões em simultâneo, podem atingir até 4000 watts ou mais, dependendo do número de unidades interiores.

É importante saber: Os valores de potência especificados são o consumo de energia da rede eléctrica. A capacidade de arrefecimento, ou seja, a capacidade com que o calor pode efetivamente ser dissipado da casa, é normalmente três a quatro vezes superior.

Consumo médio dos vários aparelhos de ar condicionado por hora

Ao contrário da potência, o consumo de energia de um aparelho de ar condicionado pode ser expresso em quilowatts-hora (kWh). Um aparelho de ar condicionado móvel consome normalmente 0,5 a 0,9 quilowatts-hora por hora. Os sistemas split convencionais consomem 0,2 a 1,7 quilowatts-hora por hora e os grandes sistemas 4 quilowatts-hora ou mais. Se quiser calcular o consumo de eletricidade por ano de um sistema de ar condicionado, deve multiplicar este valor pelo número de horas de funcionamento. Se assumirmos uma potência média de 0,8 quilowatts e 500 horas de funcionamento, o sistema consumirá 400 quilowatts-hora.

Determinar os custos com o consumo de eletricidade do sistema de ar condicionado e o preço da eletricidade

Se quiser saber quanto custam os custos de eletricidade da tecnologia de ar condicionado por ano, basta multiplicar o consumo de eletricidade pelo preço da eletricidade. Se este último for de cerca de 35 cêntimos por quilowatt-hora, como é o caso atualmente, resulta num valor de 140 euros por ano para 400 quilowatt-hora.

Na prática, os custos e o consumo só podem ser determinados individualmente

Não existe uma forma generalizada de determinar a quantidade de eletricidade que um aparelho de ar condicionado consome. Isto porque depende muito da forma como o sistema é utilizado. Por exemplo, o mesmo aparelho num sótão não isolado e com muitos vidros pode consumir muito mais eletricidade por ano do que numa divisão bem isolada e com um sombreamento ideal. A razão para isto é que a entrada de calor no espaço do telhado é maior e o sistema tem, portanto, de funcionar a uma potência mais elevada durante mais tempo para manter a mesma temperatura ambiente.

A etiqueta de eficiência energética permite a comparação direta dos aparelhos

Para fazer justiça a este facto, as etiquetas de eficiência energética dos aparelhos de ar condicionado mostram o consumo de energia com base em valores padrão. Assim, é possível comparar diferentes sistemas de ar condicionado, independentemente do local onde são utilizados. O sistema que apresenta um baixo consumo de energia na etiqueta, geralmente também funciona de forma mais económica em sua casa.

Conselhos: Como reduzir o consumo de energia do seu aparelho de ar condicionado

Gostaria de reduzir o consumo de energia do seu sistema de ar condicionado ou está a planear comprar uma unidade de ar condicionado? Estas cinco dicas ajudá-lo-ão a poupar energia imediatamente - quer tenha um ar condicionado split ou um aparelho móvel.

  1. Compre unidades de ar condicionado energeticamente eficientes da Carrier: Se ainda não instalou tecnologia de ar condicionado ou se gostaria de reequipar um aparelho de ar condicionado, deve optar por um sistema energeticamente eficiente. Este pode ser reconhecido pela classe A+++ na etiqueta de eficiência energética. Trata-se normalmente de um sistema de ar condicionado inverter. O consumo de energia de um aparelho da classe A+++, A+ ou B é frequentemente 20 a 40 por cento superior.
  2. Manter e limpar regularmente os sistemas de ar condicionado: Para manter a eficiência dos sistemas durante muito tempo, é importante cuidar deles corretamente. Por isso, faça regularmente a manutenção da tecnologia e evite utilizá-la com filtros sujos. Os profissionais especializados podem ajudá-lo nesta tarefa.
  3. Adaptar o comportamento dos utilizadores e poupar: Arrefecer principalmente à noite, quando as temperaturas exteriores são mais baixas. Isto porque o aparelho de ar condicionado funciona com um menor consumo de energia. Durante o dia, pode escurecer as janelas para reduzir a entrada de luz solar e atrasar o aquecimento.
  4. Selecionar temperaturas favoráveis: Defina as temperaturas da divisão conforme necessário e evite arrefecer as divisões muito abaixo da temperatura exterior durante o dia. Isto leva a um maior consumo e os sistemas sem capacidade suficiente podem deixar de funcionar.
  5. Feche as portas das divisões não climatizadas: Arrefecer apenas as divisões que realmente utiliza. Se as portas permanecerem abertas, o ar quente fluirá de outras áreas e o sistema de ar condicionado terá de trabalhar mais. Isto aumenta o consumo de eletricidade.

Ar condicionado: É por isso que a tecnologia de ar condicionado consome eletricidade

Os sistemas de ar condicionado, independentemente da sua conceção, são geralmente máquinas de refrigeração por compressão. Estas transferem o calor de uma divisão para um refrigerante, que passa do estado líquido para o estado gasoso. O gás refrigerante passa então por um compressor, que aumenta a temperatura do meio e a pressão. Isto é necessário para libertar o calor inicialmente absorvido para o ambiente. Enquanto isto acontece, o fluido frigorigéneo arrefece. Passa ao estado líquido, expande-se e volta a fluir para o ponto de partida do circuito. Os sistemas necessitam, portanto, de eletricidade para o compressor. Sem isso, não seria possível libertar o calor absorvido na divisão para o ambiente.

Soluções comerciais

Sistemas de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração para aplicações comerciais e industriais:

Ver tudo