A Carrier forneceu uma solução de última geração para ajudar a preservar os frescos de Michelangelo na Capela Sistina

- A United Technologies e os Museus Vaticanos anunciam uma colaboração de tecnologia e inovação para proteger a instituição e seu património cultural

CIDADE DO VATICANO, 17 de junho de 2014 /PRNewswire/ -- O governo do Estado da Cidade do Vaticano e a Carrier anunciaram hoje o início da instalação de um sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (AVAC) para a Capela Sistina, especialmente projectado para enfrentar os desafios da protecção da obra-prima de Michelangelo contra a deterioração. O sistema inovador da Carrier, desenvolvido pela equipa de engenheiros especialistas AdvanTE3C, deverá ser instalado e comissionado no terceiro trimestre de 2014. A Carrier, líder mundial em soluções de aquecimento, ar-condicionado e refrigeração de alta tecnologia, é uma parte do UTC Building & Industrial Systems, uma unidade da United Technologies Corp. (NYSE: UTX).

O novo sistema, que substitui um sistema da Carrier instalado no início de 1990, foi projectado para proporcionar um desempenho excepcional com o dobro da eficiência e três vezes a capacidade do sistema anterior. A solução de engenharia personalizada utiliza as tecnologias mais recentes de eficiência energética e acústicas, sendo o objectivo minimizar o ruído e limitar o movimento do ar em torno dos frescos. O sistema instalado assegura o controlo preciso dos níveis de temperatura e humidade e uma óptima gestão do caudal de ar, a equipe do projecto concebeu um modelo de aplicação que teve como base uma aplicação informática especialmente desenvolvida para a Capela Sistina. Uma vez instalado, o sistema é projectado para ser praticamente imperceptível para os visitantes.

Além disso, o Governo do Estado da Cidade do Vaticano e da United Technologies Corp (UTC) firmaram um acordo para garantir a protecção e a segurança das obras de arte, dos espaços e dos visitantes dos Museus Vaticano, através da implementação de tecnologias das empresas do UTC. De acordo com os termos do acordo, as partes irão trabalhar juntas em soluções integradas que abrangem o AVAC, elevadores e escadas rolantes, detecção de incêndio e alarme, extinção e segurança contra incêndio, segurança electrónica, controle de acesso, serviços de vigilância por vídeo, soluções das marcas Carrier, Otis, Lenel, Kidde, Chubb e Marioff.

Antonio Paolucci, diretor dos Museus Vaticanos declarou: "Estamos confiantes de que o sistema AVAC da Carrier nos permitirá atingir nosso objetivo de assegurar a preservação das obras-primas de Michelangelo na Capela Sistina permitindo, enquanto isso, que os visitantes continuem a contemplar os frescos nos próximos anos."

O Rev. Rafael Garcia de la Serrana Villalobos, diretor dos Serviços Técnicos do Vaticano disse: "A solução da Carrier é a resposta certa para a nossa necessidade urgente de estabelecer um microclima altamente controlado bem como uma efectiva redução de poluentes. Nossa proveitosa colaboração com a Carrier levou-nos a solicitar um acordo técnico maior com a UTC e suas outras marcas de soluções de edificios."

Geraud Darnis, presidente e CEO da UTC Building & Industrial Systems confirmou: "Este projecto excepcional, com os sistemas e recursos integrados de todas as nossas linhas de negócios, demonstra não só o comprometimento da UTC em preservar o património cultural do mundo, mas também a nossa capacidade de oferecer os mais altos níveis mundiais de experiência em design e engenharia. Estes mesmos valores e capacidades oferecem a base para a nossa nova relação de tecnologia e inovação com os Museus Vaticanos."

Didier Da Costa, presidente da Carrier Europe declarou: "Estamos orgulhosos por termos sido convidados novamente para desenvolver e fabricar este sistema de AVAC de alta performance alavancando os recursos globais e know-how técnico compartilhado da Carrier e da UTC. A nova solução responde à evolução das necessidades de um dos monumentos mais famosos e mais visitados do mundo, e é projectado para oferecer uma excepcional confiabilidade e escalabilidade para as necessidades futuras."

Os trabalhos terão início imediatamente com a desmontagem do sistema existente; nesse ínterim, um sistema temporário irá fornecer refrigeração à capela durante todo o verão.



topo